sexta-feira, 8 de abril de 2011
Acabei de regressar de um almoço muito educativo. O tema de conversa foi, como não poderia deixar de ser, e tendo em conta a actual conjuntura política - o futuro da União Europeia. Eu, pessoalmente acredito que a União Europeia tem de redefinir a sua política, de modo a igualar todos os países constituintes, no mesmo patamar. É insustentável uma União Europeia, onde existam os países"os preferidos" e os países"coitadinhos". Onde exista uma Alemanha, toda poderosa, que recusa constantemente auxílio aos restantes países em apuros, esquecendo-se que após a II Guerra Mundial foram esses mesmos países que a ajudaram a reestruturar-se e a tornar-se na potência que, hoje é. "O dia de amanhã, não se conhece", como costuma dizer a minha avó, mas esperemos que a Alemanha não caia do seu pedestal, porque quando isso acontecer morrerá, vítima do seu próprio veneno.
Quanto ao futuro da União Europeia, esse iremos saber dentro de poucos anos (mesmo poucos), pois com o efeito dominó que esta crise está a produzir (primeiro Grécia, depois Irlanda e agora Portugal), sendo que os especialista já especulam que a Espanha poderá ser a próxima vítima e, por aí adiante, não sabemos se o modelo actual de União Europeia conseguirá resistir.


 

0 comentários:

Enviar um comentário
As Conversas da Sopa. Com tecnologia do Blogger.

A Sopa no Facebook

Todos os conteúdos deste site estão protegido pela lei internacional deCopyright e, não podem ser copiados, descarregados ou retransmitidos sem o consentimento prévio da autora.

Pesquisa

Estatísticas