domingo, 11 de setembro de 2011


O que é que vimos do 11 de Setembro de 2001 em Nova Iorque? Esta reportagem radiofónica, realizada pelo, brilhante jornalista, Francisco Sena Santos, fala sobre a escolha das imagens da tragédia, pelos meios de comunicação. Apesar de este ter sido um dos acontecimentos mais fotografado e filmado de sempre, muitas imagens não foram publicadas. Porquê? De acordo com Francisco Sena Santos: "prevaleceu o consenso de que se podia mostrar a brutal violência dos factos sem usar imagens macabras de agonia e mutilação humana."
Mas, será que todos os meios de comunicação respeitaram esse consenso?


Texto e locução: Francisco Sena Santos
Edição de vídeo: Vera Moutinho
Retirado de: Notícias.sapo.pt

2 comentários:

.:GM:. disse...

Também não sou adepto da publicação de fotografias que possam ferir a susceptibilidade geral das pessoas. A mensagem foi bem passada sem recorrermos a imagens de horrores. Não considero que tenha sido censura ou protecção ao nacionalismo norte americano, considero apenas que terá sido um acto de bom senso. Algo que tanta falta no mundo actual.

Concordo contigo. Actualmente os meios de comunicação não produzem notícias, mas sim produtos cujo intuito é puramente comercial. Eles existem unicamente para gerar lucro e produzem todas as informações nessa perspectivas. Ora, o que é que vende mais? Uma fotografia de um prédio a arder ou uma fotografia de vários indivíduos a cairem desse prédio? A segunda.
O bom senso, neste caso surgiu, mas foi rapidamente substituido por imagens macabras (nos meses, e anos que se seguiram, pelos meios de comunicação dos EUA e pelo resto do Mundo).

Enviar um comentário
As Conversas da Sopa. Com tecnologia do Blogger.

A Sopa no Facebook

Todos os conteúdos deste site estão protegido pela lei internacional deCopyright e, não podem ser copiados, descarregados ou retransmitidos sem o consentimento prévio da autora.

Pesquisa

Estatísticas