terça-feira, 2 de novembro de 2010
Juntos antes do casamento? Pode dar divórcio!

Há quem opte por viver junto antes de dar o passo seguinte: casar.  Mas isso pode ser o caminho mais rápido para o divórcio.

Os relacionamentos são frequentemente definidos por etapas: primeiro os encontros, definição de objectivos até ao casamento. Mas, de acordo com um recente estudo da Universidade de Denver, publicado no Jornal de Psicologia Familiar, a coabitação antes do casamento pode comprometer os relacionamentos.

O estudo, que envolveu mais de 1000 homens e mulheres casados, demonstrou que os casais que passaram a morar juntos antes de ficaram noivos tiveram uma maior propensão para o divórcio.

Cerca de 43% dos casais que viviam juntos antes de casarem relataram que a satisfação com a relação diminuiu com o casamento, em comparação com aqueles que esperaram até ficar noivos (16%) e até casar (41%).

De acordo com Galena Rhodes, investigadora, «os casais que decidem juntar-se sem um compromisso claro de casamento acabam por deslizar para o casamento, em parte porque já coabitam, não por vontade expressa.»

Um estudo posterior revelou que a maioria dos casais decidem viver juntos para poderem passar mais tempo um com o outro. A segunda razão mais comum foi a conveniência, seguida pelo teste do relacionamento. Um outro investigador, Stanley Scott, afirma que a comunicação é a chave para a coabitação. «Falar sobre compromisso e o que viver junto pode significar para o futuro da relação antes de avançar em conjunto.» Ele acrescenta que, em relação ao tempo de namoro, os rompimentos são mais difíceis se o casal já vive junto.

por Beatrix Hon
retirado de Selecções.pt

2 comentários:

SISNANDO disse...

Esses "estudos" valem o que valem.
Pouco ou nada, em meu entender, pois cada ser humano é único e não me venham com estatística barata...

;)

Concordo, plenamente contigo!Acho a ideia de convivência solidifica a relação entre duas pessoas. Todavia, há pessoas que após esse periodo de convivência optam por viver vidas separadas, outras que optam pelo casamento.Na minha sincera opinião, acho que as pessoas que moram juntas antes do casamento, quando realmente chegam fase matrimonial da coisa, estão mais preparadas do que as restantes.

Enviar um comentário
As Conversas da Sopa. Com tecnologia do Blogger.

A Sopa no Facebook

Todos os conteúdos deste site estão protegido pela lei internacional deCopyright e, não podem ser copiados, descarregados ou retransmitidos sem o consentimento prévio da autora.

Pesquisa

Estatísticas