sexta-feira, 26 de novembro de 2010
A ex-pianista Alice Herz-Sommer é prova viva do poder da música. A sobrevivente mais antiga do mundo do Holocausto, comemorou na passada sexta-feira, dia 20 de Novembro, 107º aniversário.

Suportou as privações do gueto de Praga, a prisão num campo de concentração nazista e o assassinato de seu marido, a mãe e inúmeros outros membros da família. Somente o seu amor pela música, ela diz, sustentou ao longo desses anos de trevas e de desgosto.

Embora o seu conto de sobrevivência, seja surpreendente, o que talvez seja mais notável é que, apesar de ver a humanidade no seu pior, Sommer continua a ser uma optimista feroz e uma crente na bondade fundamental da humanidade. "Esta é a razão pela qual eu sou tão velha, mesmo agora, tenho certeza. Eu conheci a maldade, mas eu olho apenas para as coisas boas. O mundo é maravilhoso, ele é cheio de beleza e milagres, arte e música.", afirma Sommer.

Sommer nasceu em Praga em 1903, numa secular, família judaica de língua alemã. O seu pai tinha uma fábrica de balanças de precisão na cidade - que nessa altura ainda era parte do Império Austro-Húngaro - e sua mãe era uma talentosa pianista que tinha sido um amiga de infância de Gustav Mahler.

Começou a tocar piano aos 5 anos de idade,e aos 16 anos já dava aulas de piano.

Em 1931,apaixonou-se por um jovem músico, chamado Leopold Sommer, e duas semanas depois casaram. Tiveram o seu primeiro filho, Rafael, em 1937.

Em 1939, as tropas de Hitler marcharam sobre a cidade. Logo de seguida, os músicos judeus foram proibidos de realizar. Por um tempo curto, Sommer para ganhar dinheiro deu aulas particulares de piano, mas, cedo tornou-se impossível, pois os judeus foram proibidos de ensinar a não-judeus. "Tudo era proibido", ela disse ao jornal Haaretz. "Nós não poderíamos comprar mantimentos, apanhar o comboio ou ir ao parque."

No verão de 1942, sua mãe, Sophie, recebeu uma ordem de deportação. "Ela tinha 72 anos e estava doente," disse Sommer ao jornal The Times de Londres, em 2008.  "Até hoje eu não sei para onde é que ela foi. Foi o pior momento da minha vida."

Em 1943, foram obrigados a deixar Praga.  Sommer, seu marido e Raphael - com apenas seis - foram levados para um comboio e enviados para Terezin, campo de concentração de Theresienstadt, no norte do que é hoje a República Checa. Curiosamente, este foi um "campo de espectáculos": Os nazistas permitiram que os judeus fizessem espectáculos e peças teatrais. Ao mesmo tempo, Terezin estava sendo usado como uma plataforma para dezenas de milhares de prisioneiros, que foram levados para morrer em outros campos.

"Sempre que eu sabia que eu tinha um concerto, eu fiquei feliz",disse ao jornal Haaretz. "Nós realizávamos concertos numa sala do campo diante de uma plateia de 150 pessoas de idade, sem esperança, doentes e com fome. Viviam para a música. Era como comida para eles. Se eles não tivessem vindo [para nos ouvir], eles teriam morrido muito antes".

Sommer foi separada do marido, em Setembro de 1944. Leopold foi enviado para Auschwitz, e depois para Dachau, onde morreu de uma doença pouco antes do fim da guerra. Raphael quase teve o mesmo destino. Ele participou num espectáculo de ópera infantil, Brundibar, encenada por funcionários da Cruz Vermelha em 1944. Logo após o espectáculo, todas as crianças - com exceção de Rafael, e uma menina - foram enviados para as câmaras de gás em Auschwitz. "Das 15.000 crianças em nosso acampamento, Raphael foi um dos 130 que sobreviveu."

Quando as forças soviéticas libertaram Terezin em Maio de 1945, Sommer foi libertada, mas só quando chegou a Praga, ela percebeu a verdadeira dimensão do massacre de Hitler. "Ninguém mais voltou", disse ao Sunday Express. "Toda a família do meu marido, vários membros da minha família, meus amigos, todos os amigos da minha família, ninguém mais voltou. Eram tempos difíceis.

Sem nenhum motivo para ficar na Tchecoslováquia, que agora era um regime comunista, Sommer e seu filho fugiram para Israel em 1949.

Em 1962, ela participou do julgamento de Adolf Eichmann - o arquiteto do Holocausto - na cidade. "Eu tenho que dizer que eu tinha pena dele",disse ela ao jornal Haaretz. "Eu tenho pena de todo o povo alemão. Eles são pessoas maravilhosas, não são piores que outros. ... [O que eles fizeram] foi uma coisa terrível, mas foi Alexandre o Grande, melhor? Mal sempre existiu e sempre existirá, faz parte da nossa vida. "

Há um factor, que explica a longevidade de Sommer. "Em uma palavra:.. Optimismo. Quando somos pessimistas, o nosso corpo comporta-se de uma maneira que não é natural. Quando somos bons para os outros, eles são bons para nós. Quando nós damos, acabamos sempre por receber."





Fonte: IOLNewsTradução do artigo original. Para ver o texto original na íntegra cliquem aqui

0 comentários:

Enviar um comentário
As Conversas da Sopa. Com tecnologia do Blogger.

A Sopa no Facebook

Todos os conteúdos deste site estão protegido pela lei internacional deCopyright e, não podem ser copiados, descarregados ou retransmitidos sem o consentimento prévio da autora.

Pesquisa

Estatísticas