quinta-feira, 25 de novembro de 2010
O 25 de Novembro de 1960 ficou conhecido mundialmente como o dia em que ocorreu o maior acto de violência já cometido contra mulheres Dominicanas, as Irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa que viviam à procura de soluções para problemas sociais que afligiam o seu País.

As Irmãs enfrentaram sucessivas prisões e libertações, sem deixar de lado o seu amor e a sua entrega à família e ao seu povo. No dia 25 de Novembro de 1960, acompanhadas de um amigo dirigiram-se para visitar os seus maridos presos, quando foram brutalmente assassinadas, numa operação militar montada pelos organismos de segurança do regime ditatorial de Rafael Trujillo. Heroínas da República Dominicana ficaram conhecidas como “ Las Mariposa”, o cognome que usavam nas suas actividades clandestinas.

O dia 25 de Novembro ficou consagrado como o “Dia da Não Violência Contra a Mulher” em Bogotá, na Colômbia, em 1981, por Federações de Mulheres do mundo inteiro, em homenagem às Irmãs , que responderam com a sua dignidade à violência, não somente contra a Mulher, mas contra todo um povo. A partir daí, esta data passou a ser conhecida como o “Dia Latino Americano da Não Violência Contra a Mulher”.

Mais tarde em Novembro de 1999, a Assembleia da ONU proclamou essa data como o "Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra a Mulher” e convidou os Governos, Organizações Internacionais e ONGs a promoverem eventos todos os anos, como forma de dar visibilidade à violência que a Mulher sofre no dia-a-dia, apenas por ser Mulher.

A proclamação deste dia é o reconhecimento da comunidade internacional da necessidade de terminar com essa trágica epidemia de violência que destrói a vida de mulheres e é um dos grandes desafios na área dos direitos humanos.


Texto por: Guida Vieira

0 comentários:

Enviar um comentário
As Conversas da Sopa. Com tecnologia do Blogger.

A Sopa no Facebook

Todos os conteúdos deste site estão protegido pela lei internacional deCopyright e, não podem ser copiados, descarregados ou retransmitidos sem o consentimento prévio da autora.

Pesquisa

Estatísticas